Como participar

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Histórico

Fundado em 1984, pela professora de artes, Renata Lima e Arantes, o Assum Preto tem se manifestado na cidade de Leopoldina e região como uma organização filantrópica que tem o compromisso de resgatar o folclore brasileiro, em um cenário carente de políticas e incentivos culturais. É composto por um grupo instrumental e por um grupo de dança, mas com uma particularidade que o diferencia de outros grupos de dança: O Assum Preto contextualiza as coreografias, através de palestras didáticas, situando o espectador no tempo e espaço específico de cada dança, de acordo com sua especificidade cultural. Por isso, o repertório do Assum Preto conta com coreografias que representam cada região do país.


Além dos alunos da escola, o grupo conta com a participação da comunidade externa, profissionais liberais e alunos da rede pública e privada de ensino. Por meio deste projeto social, adolescentes carentes e que moram em área de risco encontram espaço para integração, expressão e criação através da dança, música e artes cênicas.

O Grupo Folclórico Assum Preto foi aprovado pelo Conselho Diretor do CEFET-MG, em 31 de julho de 2006 como projeto de extensão social do Campus III – Leopoldina. Este é um projeto que visa preservar e divulgar a cultura brasileira, criando condições para a sociedade conhecer e construir sua própria identidade.

O grupo já se apresentou em várias cidades da região e estados vizinhos. Através da representação cênica e das palestras, difunde músicas e danças parafolclóricas típicas das regiões brasileiras:

Nordeste: Baião, Frevo, Batuque e Bumba - meu - boi;

Norte e Centro-Oeste: danças indígenas e Carimbó;

Sudeste: Quadrilha, Samba, Folia de Reis, Cateretê, Dança de São Gonçalo e Congada;

Sul: Pau-de-fita, Chimarrita, Cana Verde e Caranguejo.

O repertório conta ainda com alguns ritmos de outras danças, como Tango, Tarantela, Bolero, Valsa, Chorinho, Anos 60 e Lambada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário