Como participar

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Redação da E.E Omar Resende Peres



Como parte de nossa apresentação na Escola Omar Resende Peres, lançamos um desafio entre as crianças.Elas deveriam fazer uma redação, falando sobre nossa apresentação e o que aprenderam sobre as outras culturas apresentadas. A melhor redação seria escolhida pela escola e premiada pelo Assum.
Essa semana foi enviado a nós pela direção da escola o trabalho dos alunos Rômulo, Mylena e Layza do 4º ano da professora Laura, ganhadores do concurso.

A redação apresentada pelo alunos foi exatamente essa:

"Assum Preto (CEFET) garante o direito a cultura das crianças da E.E Omar Resende Peres.
O grupo foi criado em 1984 pela professora Renata com o objetivo de pesquisar e divulgar o folclore de nossa região e do Brasil.
Na semana das crianças, eles atenderam ao pedido da escola e vieram apresentar alguns de seus trabalhos.
Renata falou sobre a pesquisa da cultura dos índios da nossa cidade. Como não há registros sobre os Puris, foram a aldeia dos índios Karajás. Viram os artesanatos, os brinquedos, as roupas e etc.
O “sobrenome” dos índios é de acordo com a pitura do rosto.
O pajé fica no meio da roda e os índios dançam repetindo palavras que não entendemos.
Na sequência apresentaram através da fala de dois alunos representando as pessoas da roça: parlendas, adivinhações, frases feitas, trovas, frases de para-choque de caminhão...
Finalizando, apresentou o Baião e uma dança gaúcha (caranguejo).
Após a última apresentação, contou a história da região sul (prenda peão) o nome das roupas (bombacha).
Convidaram pessoas da plateia para dançar com os componentes do grupo.
Foi Linnndooo!!! Seremos sempre gratos ao grupo pela maravilhosa apresentação."


Parabéns aos alunos ganhadores e aos demais participantes do concurso, o grupo fica orgulhoso em saber que causa esse impacto positivo em algumas pessoas.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Grupo Assum Preto pela disposição de levar seu trabalho até as Escolas e contribuir na formação dos alunos e parabéns a EE Omar Resende Peres por valorizar a cultura, a arte-educação e por ampliar as possibilidades do curículo e as atividades pedagógicas, trabalhando de forma interdisciplinar com os alunos. Meu abraço a todos!

    ResponderExcluir