Como participar

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vamos Dançar Xote !!!




De acordo com o que conta a história, a dança "XOTE" é de origem alemã, seu nome schottisch é uma palavra alemã que tem como significado: “escocesa”, mas devemos atentar que não tem nada haver com a Escócia como pensam algumas pessoas. rsrsrsr...
Como a maioria das danças da época, o schottisch era executado nos salões aristocráticos onde apenas os privilegiados tinham a oportunidade de participar da dança, logo depois com sua popularização passou a ser conhecido como Xótis e em seguida “XOTE”. Segundo Baptista Siqueira o Schottisch chegou à nossa terra Brasil por volta de 1850 mais precisamente no início da década.
A popularização deu – se graças principalmente aos escravos que assistiam de longe os grandes bailes dos seus patrões, assim ... com o passar do tempo foram aprendendo ( da maneira deles ) e alguns anos depois fundaram a Irmandade de São Bento, por fim o Xote tornou – se uma das danças mais marcantes do povo Bragantino.
Devido a influencia sofrida pelos escravos os movimento originais foram esquecidos dando lugar a movimentos com mais gingados ( características dos escravos ) tornando – se mais interessante de ser assistida, alcançando assim uma popularização que fez do xote esse ritmo gostoso que conhecemos hoje.
Existem várias formas de dançar o xote ( que é uma modalidade do Forró ). Como dança nordestina popularizada pelo eterno Luiz Gonzaga ( rei do baião ), possui compasso binário ou quaternário com andamento rápido. Nas festas juninas entretanto, a dança é executada com uma batida mais lenta e mais marcada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário