Como participar

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

8 - Ocarina

 A ocarina do jogo Zelda existe!



   Quem não se lembra do jogo Zelda? Onde Link percorria por caminhos difíceis e travava diversas batalhas para salvar a princesa. Ele tocava um instrumento muito peculiar chamado ocarina para chamar um pássaro que o levava de um lugar a outro. Pois é, o engraçado é que esse instrumento existe de verdade.

   Ele pode ser feito de pedra, terracota ou porcelana e é um instrumento de sopro assim como as flautas. Acredita-se ser de uns 12 mil anos atrás e é considerado por alguns estudiosos um dos instrumentos mais antigos do mundo. Os instrumentos do tipo ocarina foram de importância particular nas culturas chinesa e centro-americana.



Como funciona uma ocarina?

    A ocarina é uma flauta de formato globular. Isso a torna diferente dos instrumentos de tubo perfurados, como a flauta transversal e a flauta doce, onde as notas dependem do comprimento da distância percorrida pela coluna de ar. Por isso ela tem características acústicas diferentes. Tecnicamente, o seu corpo age como um ressonador de Helmholtz.
   Outras flautas com esse formato são o shawn chinês e as flautas esféricas africanas. Estes exemplos diferem de ocarinas no formato do bocal. Semelhantes às ocarinas são os instrumentos de tubo fechado como as flautas de pan.


 


 
    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário