Como participar

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Hoje é o dia!

Bem, como hoje é oficialmente o dia do Folclore vamos sintetizar as postagens do mês nessa postagem: segundo o dicionário eletrônico, Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por danças, lendas, mitos, superstições, provérbios, música e costumes que são passados de geração à geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria, conhecimento).
O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Pra não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.
O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:


  • Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festas do Divino.
  • Lendas e mitos: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreiro, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho Papão.
  • Danças e músicas: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau de fita, Quadrilha, Congada.
  • Cantigas de roda: Atirei o pau no gato, Escravos de Jó, Ciranda cirandinha, O cravo e a rosa, Sapo Cururu.
O Grupo Folclórico Assum Preto, fundado em 1984 pela professora Renata Arantes, tem se manifestado na cidade de Leopoldina e região como uma organização filantrópica que tem o compromisso de resgatar o folclore brasileiro em um cenário carente de políticas e incentivos culturais.
Assim, é importante que não deixemos apagar essa chama que acendeu a anos e anos e anos e vem sendo passado até hoje de pai pra filho, de avô pra neto, de geração pra geração...
E deixamos aqui nosso convite, venha participar conosco desse grupo maravilhoso onde reina a cooperação, a vontade de aprender e a persistência em conseguir. Todas as segundas feiras às 19:30 no CEFET-MG Campus Leopoldina. Para mais informações só entrar em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário