Como participar

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tradição, conhecimentos e valorização




Muitas pessoas se esquecem do folclore no seu dia a dia ou simplesmente não sabem que muita das suas atividades cotidianas são fruto do folclore regional. O dia do folclore infelizmente para muitas pessoas é a única época do ano em que lembram ou ouvem comentar. As tradições, crenças(culturas antigas) vem sendo esquecidas a cada nova geração.  Mesmo com tantos veículos de informação, a cultura raiz não é procurada e nem valorizada como deveria ser.
  As escolas  que tem um papel importante na apresentação e aprendizado dos conhecimentos populares, o folclore somente é vivido no mês de agosto. E com um grande problema, os professores na maioria das vezes resumem  todo o sentido do folclore  ao Saci, Curupira e Iara. Lendas são parte desta cultura, mas não somente isto. É uma imensa e densa carga de conhecimentos que se não for resgatada e vivida a cada dia, vai ser esquecida em poucas décadas.

                A presença do folclore em Leopoldina
        
        Em Leopoldina, as manifestações populares acontecem, na maioria das vezes,por meio de atividades promovidas por escolas como foi mencionado mas também pelas igrejas, prefeitura famílias da cidade e o Grupo Assum Preto. Assim, temos algumas:

  • Nas festas religiosas -  São Sebastião, padroeiro da cidade;Semana Santa,Festa de Corpus Christi a promoção é feita pela igreja com a colaboração e a participação dos fiéis em geral. Além da parte religiosa com cultos e rezas específicas,há uma parte de lazer com leilões e barraquinhas com a colaboração do comércio,fazendeiros e famílias que oferecem prendas e de pessoas componentes de grupos de oração,associações religiosas diretamente ligadas às paróquias,voluntários com coordenação dos vigários e participação geral do povo.

  • Festa de Santo Antônio - Realizada no Asilo santo Antônio fica a cargo da direção da casa auxiliada por pessoas simpatizantes da causa e de devoção do Santo que além de promover a trezena,ainda apresentavam barraquinhas, feijoada, casamento do jeca, quadrilha,sendo a renda obtida para benefício dos idosos ali residentes.

  • A Festa de São Cristóvão - No dia 25 de julho,tem como ponto alto a procissão através das ruas da cidade,cujo cortejo é "guiado" pelos carros da Polícia Militar seguidos dos taxistas e carros particulares que agradecem e pedem a proteção do Santo Padroeiro dos motoristas.


  • Em 27 de setembro a Festa de São Cosme e Damião - Patrocinada por famílias que fizeram promessa aos Santos e pelos Centros Espíritas da comunidade,quando são distribuídos doces e balas às crianças em homenagem aos Santos. Algumas pessoas saem de carro pelas ruas jogando balas e guloseimas por onde passam



Texto adaptado de Pesquisa Folclórica - Conservatório de Música E. Lia Salgado.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário