Como participar

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cultura da Região Norte do Brasil


A região norte é rica em aspectos culturais. A presença indígena ainda é muito forte e isso faz com a região cultive várias lendas e festas de origem indígena. Também carrega alguns elementos de outros estados, já que no passado houve uma grande migração de gaúchos, paulistas e até europeus e africanos. Sendo assim, são várias as manifestações culturais presentes nessa parte do Brasil.

    Talvez uma das maiores e mais conhecidas seja o Festival de Parintins, realizado todos os anos. A festa gira em torno da disputa entre dois bois: o Garantido (representado pela cor vermelha) e o Caprichoso (representado pela cor azul).  São os desfiles dos dois “bois” no último final de semana do mês de junho. Ao todo, são 27 vitórias do boi Garantido e 19 do Caprichoso. É uma festa de três noites de apresentações e envolve toda a cidade turística de Parintins-AM, além de atrair pessoas do Brasil e do mundo para assistir ao espetáculo. A festa nasceu a partir da influência de imigrantes nordestinos que trouxeram a lenda “Bumba-meu-Boi” e é realizado desde 1966. Atualmente o local das apresentações é um espaço especialmente destinado à festa: uma arena chamada de Bumbódromo. 
A festa se parece um pouco com esquema do carnaval: cada um dos bois desfila com sua própria música, há encenações ao longo do percurso  e fantasias. Uma peculiaridade marcante é a essencial de sempre valorizar a cultura local . 

    O evento e a rivalidade entre as torcidas têm proporções realmente grandes. Para se ter uma ideia, a galera (torcida) do boi Caprichoso não fala o nome do seu adversário ( boi Garantido) e só se refere e esse como “contrário” e o mesmo é feito pelos torcedores do Garantido. Outro fato curioso é que, durante as apresentações de um dois bois, a torcida adversária faz absoluto silencio, não xingando, vaiando ou emitindo qualquer som. Isso acontece pelo respeito entre os competidores e também porque a “galera" ou ”torcida” também é alvo de avaliação para nota, que faz parte da contagem de pontos para definir o campeão do ano. Além desse quesito, ainda existem 20 aspectos a ser analisado pelos jurados para definir o campeão. Esses jurados, aliás, são chamados de diferentes partes do Brasil,  menos da região norte, para não haver parcialidade nos votos.

    Mas a cultura dessa região não se limita somente a esse festival: ela é rica em folclores e celebrações culturais. Os índios contribuem com seu artesanato, muito rico e variado, e suas lendas, que forma grande parte do folclore do norte brasileiro. Outra grande contribuição do povo indígena foi a culinária presente no norte: carne seca, modos diferentes de preparar peixes, uso de mandioca, pimenta e outros.

    tacacá.pngOs imigrantes nordestinos, junto aos imigrantes europeus, levaram a cultura do catolicismo para a região. Prova disso são algumas manifestações tipicamente católicas e que são muito populares nessa parte do Brasil, como: a Folia dos Três Reis Magos ou a encenação da “Paixão de Cristo” em Jerusalém-AM, segunda maior cidade cenográfica do mundo. Há também a Festa do Divino, presente principalmente em Rondônia, com muitos participantes. No quesito culinária, os nordestinos levaram algumas receitas típicas do nordeste para essa região como: tapioca, canjica, farofas e outros. 

    Há também a herança dos imigrantes africanos na formação cultural da região norte. Uma das mais marcantes é prática da “congada”, que é uma festa encanando a coroação de um rei e uma rainha eleita pelos escravos. Também há lendas de origem africana que acabaram se misturando as da região.

    Lendas são o que não faltam no folclore dessa região: desde mitos famosos como Bicho Papão e Saci Pererê até outras mais regionais como a da Vitória Régia e a do Boto.

     A lenda do boto era de um boto rosado, que em noites de festa, aparecia em forma de um rapaz, usando chapéu ( para encobrir o buraco que os botos tem na cabeça) e seduz as moças desacompanhadas e as leva para o fundo do mar e, em alguns casos, as engravida. Já a vitória régia era, segundo a lenda indígena, a índia mais bonita de uma aldeia e era apaixonada pela lua, ou “guerreiro lua”. Então, ficava a observar a lua todas as noites, até que, em uma oportunidade, ela viu o reflexo da lua no rio. Então, ela pulou e tentando achar guerreiro lua na água, morreu afogada. Triste pelo que tinha acontecido, a lua fez com que nascesse uma planta na água com seu formato e que carregasse o nome da índia.vitoria-regia

    Além dessas lendas ainda existem as do: Boitatá, Curupira, Iara, Cobra Honorato, Onça Maneta e outros.

    A culinária da região norte tem influencia, principalmente, de imigrantes portugueses e dos índios. Alguns dos muitos pratos característicos da região são: feijoada paraense, o tucupí, pirarucu de casaca, a maniçoba e outros. Outro prato famoso é o Tacacá: um caldo quente que tem dentro camarão seco, tucupí, jambu e goma. Já na área de doces a principal contribuição do norte para o Brasil é o açaí, bolo de mandioca , as castanhas-do-Pará, bijú e outros. A culinária típica dessa região esta muito ligada com as frutas e especiarias únicas da região norte
Fonte:  http://regiao-norte.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário