Como participar

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Noite de São João

          Muitas características típicas da população brasileira, foram trazidas pelos Europeus durante o período de  colonização do País, e as Festas Juninas hoje consideradas típicas, é um exemplo dessa herança.
          As Festas Juninas sempre tiveram cunho religioso, mesmo antes de serem reconhecidas pela então Igreja Católica  eram chamadas de Joaninas, fazendo-se uma referencia a João Batista. Hoje, ela tem como objetivo a comemoração de três santos: no dia 13 Santo Antônio; no dia 24 São João e no dia 29 São Pedro.
        No Brasil, as festas juninas foram sendo reconhecidas em todo território nacional, mas foi no nordeste brasileiro que essa festa começou a ganhar formas e adereços. Durante o mês de Junho vários eventos são realizados, como é um mês frio, as festas acontecem ao redor de uma fogueira com o objetivo das pessoas se aquecerem ao seu redor, além de várias brincadeiras  e as famosas danças de quadrilha. 
       Com o passar dos anos, a festa começou a ganhar novos símbolos, como o "pau de sebo, o balão, o correio do amor, os fogos de artifícios, o casamento, entre outros."        Outro grande atrativo, são as comidas típicas dessa festa, que são caracterizadas pela época de colheita, como os bolos de milho, pamonhas, caldos, curau, milho cozido, canjica entre outros.
           As vestes típicas fazem referencia a cultura rural brasileira, variando conforme a região. Temos o sertanejo baseado no hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido, estampas florais, com babados, rendas e mangas bufantes, já o masculino com os tecidos de algodão listrados e escuros.
           Diversas cantigas são consideradas  típicas das festas juninas . Até hoje muitas são compostas, especialmente pelos nordestinos, e formam o repertório do forró que se transformou em baile realizado não apenas no período junino.
        Entre os compositores e cantores mais famosos, destaca-se o pernambucano Luis Gonzaga. Algumas estrofes de suas músicas são conhecidas de todos os brasileiros, como as de José Fernandes e Zé Dantas. Outra composição conhecida em todo território nacional é a "Capelinha de Melão de João de Barros e Adalberto Ribeiro."

Capelinha de Melão
João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário