Como participar

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Sabedoria do Povo - Dia do Folclore



 

Sabedoria do Povo

Dia 22 de agosto, dia do folclore, assim dizendo, sabedoria do povo que traz como definição em sua palavra. O dia do folclore brasileiro foi aprovado pelo Congresso Nacional e oficialmente definido através da lei nº 56.747, no dia 17 de agosto de 1964. Assim, a escolha do dia 22 de agosto como dia do folclore brasileiro está relacionado com dia em que William John Thoms em 1846 usou em público pela primeira vez a palavra folclore (folk-lore).

Folclore na Educação

Maria de Lourdes Borges Ribeiro cita no livro Biblioteca Educação é Cultura assim: "É da competência do setor educacional trabalhar em vários planos e linhas de ação, incluindo a cultura popular tradicional nas disciplinas educativas, aos mesmo tempo contando com a colaboração dos que portam essa cultura, como artesãos, dançadores, instrumentistas, cantadores etc." Cada dia que se passa percebemos que o estudo do folclore está cada vez mais débil na educação em algumas regiões do país, principalmente as tradições locais, deixando de se tornar presente na vida dos alunos. 
Segundo a coordenadora de Difusão Cultural do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Lucila Telles, “A escola tem uma tradição de transmitir a cultura de origem europeia. E quando ela busca apresentar para os alunos essa cultura brasileira, popular, ela está dando um salto no sentido de criar cidadãos mais conectados com o próprio lugar, com as próprias referências, da sua família, do seu bairro, do lugar de origem ou do lugar para onde migrou. O aluno tem uma noção maior do que é cidadania e dessa cultura em que ele está inserido.” 
Com toda essa ausência do folclore nacional no âmbito da educação, temos como exemplo na cidade de Leopoldina-MG o Grupo Folclórico Assum Preto que conta com o apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), que vem realizando um projeto de extensão social, estando disponível para se unirem ao grupo a população leopoldinense. Mesmo com toda essa abertura para a sociedade, percebemos uma desvalorização com o incentivo do folclore na educação em nossa cidade e esperamos que você venha participar conosco deste grupo, expressando através da arte folclórica condições de se conhecer e construir sua própria identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário