Como participar

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE

 

Importância do folclore em nossas vidas


Folclore, a maneira que o povo utiliza para compreender o mundo em que vive perante as qualidades ou atributos inerentes a cada localidade. A maneira de agir, de pensar e sentir de um povo representa intimamente sua cultura e sua identidade social. O folclore não se trata apenas do passado e das tradições. É muito importante conhecer a sabedoria popular e sua abrangência viva em nossas vidas na atualidade e sua capacidade de interferir no futuro de um povo.
Através do convívio social, grande parte de nossos conhecimentos é construído informalmente devido ao nosso contato com um certo tipo de cultura local desde a infância. Com isso, se torna de extrema importância o estudo cultural do folclore, principalmente pela capacidade de nos mostrar os meios de construção da nossa personalidade, o verdadeiro saber do povo.

“Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou.”
Marcelo Xavier

Em todas as regiões do mundo o folclore manifesta-se de muitas formas, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com intensidade. Da mesma forma que a cultura erudita, a cultura popular é de suma importância para a construção da identidade de um povo, ou de uma civilização inteira. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da miscigenação das tradições dos povos que aqui habitaram.
O folclore também associa-se frequentemente às tradições religiosas, à medicina popular, à música, à dança,  ao artesanato, à gastronomia, às crendices, às superstições etc.
É muito importante o estudo e o conhecimento das práticas do folclore, não apenas do Brasil, mas de todos os povos e das variadas regiões do globo.

“Não se trata de ensinar folclore, mas de usá-lo onde se fizer oportuno, para que sua riqueza seja destilada na sensibilidade das novas gerações, nutrindo-as e energizando-as.”
Hélio Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário