Como participar

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A cultura do nosso povo

Desde quando o termo folclore, lá em 1846, foi introduzido no nosso vocabulário, cada país começou a se preocupar com a cultura do seu próprio povo. Até hoje busca-se a preservação desse conjunto de tradições culturais passado de geração em geração de forma oral e espontânea no dia a dia de cada nação. O folclore abrange um vasto campo de nossas vidas sem mesmo tomarmos consciência desta presença: São as maneiras de pensar, de agir e até sentir que foram preservadas e aprendidas não nas escolas, nem em livros, muito menos nos meios de comunicação, mas sim aprendidas no dia a dia através da transmissão oral entre as pessoas, para resolver uma infinidade de situações e problemas como se buscássemos nas lições vindas do passado o que precisaríamos saber para viver o presente.

Você sabia que em muitos países europeus não tem-se o costume de tomar banho todos os dias?
E porque nós tomamos banhos todos os dias? Costume indígena...
Quem não sabe uma receita para gripe? Ou uma simpatia para conseguir namorado?
Quem não brincou de bilosca, carniça, pipa ou amarelinha quando criança?

Não sabemos quem criou cada um destes fatos folclóricos, mas sabemos que essa cultura foi sendo formada principalmente pelas 3 grandes raças que formaram o povo brasileiro: os ÍNDIOS donos desta terra, os NEGROS escravos trazidos da África e os BRANCOS colonizadores e imigrantes. Por causa desta mistura de raças o Brasil é um dos países mais ricos no campo folclórico.
Durante o mês de agosto que o Assum Preto é mais chamado para apresentar e orientar pesquisas nas escolas sobre folclore.Será que o folclore só tem significado e merece ser estudado, registrado e apresentado nesta época?

Sendo CULTURA o modo de vida de um povo, podemos refletir sobre algo: Por que o povo brasileiro não valoriza sua cultura e acaba trocando-a por outra? Fazemos hoje como os índios colonizados: trocando o artesanato por espelhos... Isso porque não vemos significado em nossa cultura e trocamos por aquela que nos encanta.

    Por que não damos valor e amamos o que é nosso?
Que história de vida cultural nos teria trazido ao ponto no qual nos encontramos?

Continue acompanhando as postagens e saiba mais da história do folclore nesse país que transborda cultura mas que ainda não sabe lidar com a mesma. 


                                                                                    Texto adaptado de apresentações antigas do Assum Preto sobre o folclore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário