Como participar

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dia 22 de agosto - Dia do FOLCLORE!


Quando e onde apareceu o folclore, ou melhor, a palavra FOLCLORE?

                No dia 22 de agosto de 1896, em Londres, foi criada pelo arqueólogo inglês Willian John Thoms, que a propôs à revista "THE ATHENAEUM",  para designar o que antes se chamava de "antiguidades populares", ou seja, os registros dos cantos, das narrativas, dos usos e costumes dos tempos antigos. Thoms escolheu duas velhas raízes saxônicas formando FOLK-LORE: FOLK - que significa povo e LORE - saber, sendo que a palavra surgiu com o significado de sabedoria do povo. Com o passar do tempo as palavras passaram a ser grafadas sem o hífen, formando uma só: FOLKLORE. Com a reforma ortográfica que suprimiu a letra K, substituindo-a pela letra C, surgiu a forma FOLCLORE. Como o Folclore trata-se da sabedoria do povo, devemos saber o que é POVO, para melhor entender o que seja.
                Povo, em Folclore, corresponde aos não beneficiados pelo conhecimento e estudo da cultura erudita, ou seja, aquela transmitida em estabelecimentos de ensino, livros etc, mas que possuem uma cultura não dirigida, empírica, espontânea, transmitida através das gerações pela palavra e pelo exemplo.
                O Folclore sendo a sabedoria do povo, a cultura do povo, abrange todos os campos da vida humana, mas nem tudo é folclórico. Então, surge a pergunta: O QUE É FATO FOLCLÓRICO?

"Constituem o fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservados pela tradição popular e pela imitação, e que não sejam diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou à renovação e conservação do patrimônio científico e artístico humano ou à fixação de uma orientação filosófica." (definição caracterizada na Carta do Folclore Brasileiro, aprovado pelo I Congresso Brasileiro do Folclore em 1951).
               
                Como vimos, o Folclore está relacionado com o POVO, mas nem tudo o que é popular é folclórico, Exemplos: futebol e música popular. Então, como saber quando um fato é folclórico?
                O fato folclórico tem uma série de características próprias, como:

·         O ANONIMATO  é a primeira característica, isto é, não tem autor conhecido, Naturalmente tudo tem um autor, uma autoria, mas o nome desse autor, desse alguém, se perdeu através dos tempos, despersonificando a autoria.
·         A segunda característica é a aceitação popular, a ACEITAÇÃO COLETIVA, é esta aceitação do fato pelo povo que despersonaliza o autor. O povo aceitando o fato, toma-o para si, considerando-o seu, e o modifica e o transforma, dando origem a inúmeras variantes, Há, contudo, uma certa estrutura que determina o fato e as modificações não o invalidam.
·         A terceira característica é a TRANSMISSÃO ORAL,  isto é, a que se passa de boca em boca, pois os antigos não dispunham de outro meio de comunicação, alem da comunicação ser característica fundamental do ser humano.
·         A quarta característica é a TRADICIONALIDADE, não no sentido de coisa acabada, sem vida, coisa passada, mas de continuidade. Sem se poder valer de professores, escolas, impressa etc, as pessoas do povo se valem da tradição, veiculada pela transmissão oral, a fim de resolver suas situações, buscando na lição vinda do passado que precisam saber no presente. A tradição é o modo vivo e atual pelo qual se transmitem os conhecimentos não ensinados na escola. É a tradição que rege todo o saber popular e garante a permanência dos valores de uma cultura. A tradicionalidade, como disse, é contínua, pois a cultura é viva e dinâmica, sendo transmitida e inclusive podendo ser modificado.
·         A quinta característica é a FUNCIONALIDADE, já que tudo o que o povo faz tem uma razão, uma função. O motivo pode ter suas origens perdidas com o tempo, mas este motivo existe, tem a sua função. Isto nos faz concluir que a cultura do povo é uma expressão a ser analisada como integrante de um contexto.  

                Conhecendo as característica do Fato Folclórico, podemos distinguir o Folclore autêntico , do Folclore aplicado, da projeção do Folclore.

·         Folclore autêntico: Quando executado pelo grupo popular, que guarda a referida manifestação em seu contexto cultural.
·         Folclore aplicado: Quando executada, a manifestação, por pessoas que não fazem parte do grupo popular, mas respeitando o modelo folclórico.
·         Projeção do Folclore: Quando a execução modifica detalhes, ou partes da manifestação, para satisfação estética de um outro grupo de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário