Quando e onde apareceu o folclore, ou melhor, a palavra FOLCLORE?
No dia 22 de agosto de 1896, em Londres, foi criada pelo
arqueólogo inglês Willian John Thoms, que a propôs à revista "THE
ATHENAEUM", para designar o que
antes se chamava de "antiguidades populares", ou seja, os registros
dos cantos, das narrativas, dos usos e costumes dos tempos antigos. Thoms
escolheu duas velhas raízes saxônicas formando FOLK-LORE: FOLK - que significa
povo e LORE - saber, sendo que a palavra surgiu com o significado de sabedoria
do povo. Com o passar do tempo as palavras passaram a ser grafadas sem o
hífen, formando uma só: FOLKLORE. Com a reforma ortográfica que suprimiu a
letra K, substituindo-a pela letra C, surgiu a forma FOLCLORE. Como o Folclore
trata-se da sabedoria do povo, devemos saber o que é POVO, para melhor entender
o que seja.
Povo, em Folclore, corresponde aos não beneficiados
pelo conhecimento e estudo da cultura erudita, ou seja, aquela transmitida em
estabelecimentos de ensino, livros etc, mas que possuem uma cultura não
dirigida, empírica, espontânea, transmitida através das gerações pela palavra e
pelo exemplo.
O Folclore sendo a sabedoria do povo, a cultura do
povo, abrange todos os campos da vida humana, mas nem tudo é folclórico. Então,
surge a pergunta: O QUE É FATO FOLCLÓRICO?
"Constituem o fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um
povo, preservados pela tradição popular e pela imitação, e que não sejam
diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam
ou à renovação e conservação do patrimônio científico e artístico humano ou à
fixação de uma orientação filosófica." (definição caracterizada na
Carta do Folclore Brasileiro, aprovado pelo I Congresso Brasileiro do Folclore
em 1951).
Como vimos, o Folclore está relacionado com o POVO,
mas nem tudo o que é popular é folclórico, Exemplos: futebol e música popular.
Então, como saber quando um fato é folclórico?
O fato folclórico tem uma série de características
próprias, como:
·
O ANONIMATO
é a primeira característica, isto é, não tem autor conhecido,
Naturalmente tudo tem um autor, uma autoria, mas o nome desse autor, desse
alguém, se perdeu através dos tempos, despersonificando a autoria.
·
A segunda característica é a aceitação popular,
a ACEITAÇÃO COLETIVA, é esta aceitação do fato pelo povo que despersonaliza o
autor. O povo aceitando o fato, toma-o para si, considerando-o seu, e o
modifica e o transforma, dando origem a inúmeras variantes, Há, contudo, uma
certa estrutura que determina o fato e as modificações não o invalidam.
·
A terceira característica é a TRANSMISSÃO
ORAL, isto é, a que se passa de boca em
boca, pois os antigos não dispunham de outro meio de comunicação, alem da comunicação
ser característica fundamental do ser humano.
·
A quarta característica é a TRADICIONALIDADE,
não no sentido de coisa acabada, sem vida, coisa passada, mas de continuidade.
Sem se poder valer de professores, escolas, impressa etc, as pessoas do povo se
valem da tradição, veiculada pela transmissão oral, a fim de resolver suas
situações, buscando na lição vinda do passado que precisam saber no presente. A
tradição é o modo vivo e atual pelo qual se transmitem os conhecimentos não
ensinados na escola. É a tradição que rege todo o saber popular e garante a
permanência dos valores de uma cultura. A tradicionalidade, como disse, é
contínua, pois a cultura é viva e dinâmica, sendo transmitida e inclusive
podendo ser modificado.
·
A quinta característica é a FUNCIONALIDADE, já
que tudo o que o povo faz tem uma razão, uma função. O motivo pode ter suas
origens perdidas com o tempo, mas este motivo existe, tem a sua função. Isto
nos faz concluir que a cultura do povo é uma expressão a ser analisada como
integrante de um contexto.
Conhecendo as característica do Fato Folclórico,
podemos distinguir o Folclore autêntico , do Folclore aplicado, da projeção do
Folclore.
·
Folclore autêntico: Quando executado pelo grupo
popular, que guarda a referida manifestação em seu contexto cultural.
·
Folclore aplicado: Quando executada, a
manifestação, por pessoas que não fazem parte do grupo popular, mas respeitando
o modelo folclórico.
·
Projeção do Folclore: Quando a execução modifica
detalhes, ou partes da manifestação, para satisfação estética de um outro grupo
de pessoas.
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