Como participar

quarta-feira, 10 de julho de 2013

2 - Orquestra de Vegetais




Tem uma dieta saudável rica em vegetais? É criativo? Tem noções de musicalidade?


Se respondeu sim para todas essas perguntas você provavelmente seria um bom candidato a integrar a The Vegetable. Uma orquestra inusitada localizada na cidade de Viena (Áustria).
 Há quinze anos, seus músicos tocam legumes e vegetais, ao invés de violinos e trompas. Na Orquestra de Vegetais de Viena eles fabricam os instrumentos na hora.
Ela é formada por oito músicos, um cozinheiro e um técnico de som, que fazem música de verdade com cenouras, pepinos, abóboras e salsões. Ao invés de baixo e bateria, essa orquestra vienense usa rabanete-marimba, pepino-cuíca e címbalos de berinjela que acabam na panela ao final de cada espetáculo.
 Nenhum dos integrantes se lembra quem concebeu a idéia, mas concordam que "não é a idéia que faz o projeto acontecer", por isso estão juntos desde fevereiro de 1998 e já têm dois CDs gravados. Homens e mulheres de várias áreas artísticas que levam seu trabalho muito a sério.
 Segundo eles, a qualidade do som depende 70% dos legumes utilizados, que têm que ser frescos para soar lindamente. Se um deles quebra logo após ou durante o solo de uma música é porque não estava no ponto. Não dá pra tocar com um pepino podre ou uma abóbora pequena, dizem eles, e também não seria apropriado servir a platéia com sopa desse tipo.
 O grupo desenvolve novos instrumentos constantemente, a cada apresentação eles refinam ou experimentam novas variações, às vezes combinando duas idéias, que originam um terceiro instrumento, com outro colorido.
Como eles, a orquestra consegue produzir um tipo som dificilmente alcançado com instrumentos convencionais, em certos momentos lembra os sons produzidos por animais e em outras é pura abstração.

Se achou interessante e quer saber mais sobre o grupo acesse o site:






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário