Como participar

domingo, 27 de agosto de 2023

 APRESENTAÇÃO DIDÁTICA DO GRUPO ASSUM PRETO  NO IF DE UBÁ


No dia 19 de abril, dia do índio, o Grupo Assum Preto apresentou-se, em forma de palestra, no IF Sudeste  de Ubá. O convite foi feito pelo Prof. Fabiano Soldati, nosso querido ex aluno do Cefet e também “assumpretista” de coração até hoje. Nosso planejamento era falar sobre os índios para as crianças da Escola Municipal de ensino fundamental 2. Preparamos um PowerPoint, exposição de artesanatos e objetos indígenas. Nesta oportunidade a Direção  aproveitaria para apresentar o IF, seus cursos e a forma de ingresso. Qual não foi nossa surpresa quando o ônibus estacionou e começaram a descer crianças bem pequenas, das séries iniciais. O que fiz? Abandonei todo o “script” e fiz o que o Assum faz de melhor: improvisei!
Foi muito bom este encontro, vi crianças atentas e participativas, professores animados e a equipe organizadora conectada e eficiente.

Quando somos recepcionados por pessoas que possuem uma abordagem educacional que valoriza a diversidade, a cultura “não acadêmica”, como partes importantes da educação, o diálogo é prazeroso e o assunto se estende num papo que parece que não vai ter fim, como se precisássemos de mais encontros e mais parcerias. Percebemos também a paixão e o entusiasmo nos olhares dos educadores. Parabéns ao IF Sudeste, Campus Ubá,  pela organização do evento.

 Muito obrigada ao Fabiano e Janaína pelo convite. Orgulhosa de ver um ex aluno, que se descrevia como uma pedra bruta,  ter se transformado nesse precioso diamante! 

Abaixo seguem fotos das crianças, professores que participaram e da equipe organizadora. Segue também um link para o vídeo realizado por Janaína Andrade, coordenadora do Núcleo de Estudos afro-brasileiros e indígenas. Como pano de fundo, foi inserido pela Profa. Renata Arantes a música "Kworo Kango” que é uma canção dos Kayapó Mekrâgnoti. Esta canção faz parte do álbum "Todos Os Sons", lançado pela cantora Marlui Miranda. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário