Como participar

terça-feira, 17 de outubro de 2023

  Assum Preto na Faculdade Sudamérica de Cataguases 

    Renata Arantes abriu o evento da Semana Institucional “Ciência, Arte e Cultura na formação universitária” participando de uma mesa redonda com o tema Movimentos Populares e expressões culturais: um resgate das tradições brasileiras. O convite foi feito pela coordenadora do curso de Psicologia, professora Jessica Cunha de Mattos.
    Participaram também da mesa Pedro Marcos de Oliveira, arquiteto, urbanista, gestor e produtor cultural e o professor Alcino Leite Antonucci que iniciou os trabalhos da noite falando da importância deste evento na formação dos estudantes e na contextualização do tema nas políticas da Faculdade.               
      O tema, muito rico e abrangente, foi abordado por Renata e Pedro que fizeram considerações baseadas na vivência de cada um: Renata, como funcionária de instituição pública e Pedro, à frente de instituições privadas que são verdadeiros “mecenas” na cidade de Cataguases. Renata fala sobre o lugar da arte na vida, na escola e na sociedade, os desafios que enfrentou como professora de artes e as dificuldades de manter um projeto que aborda a cultura popular folclórica por tanto tempo na cidade de Leopoldina. Pedro relata sua experiência à frente da Fundação Cultural Ormeu Junqueira Botelho, Chácara Dona Catarina e Fundação Bauminas. 

Pedro Marcos, Renata Arantes e Alcino Leite

    Dois relatos significativos para a compreensão de como as manifestações populares acontecem e como deveriam se perpetuar ao longo do tempo, através de ações competentes e comprometidas em prol do fomento à produção cultural de uma cidade.
        O tempo foi curto para atender as demandas de perguntas e depoimentos. Ressaltamos a participação da amiga Marilda Rosa que lembrou do Grupo Assum nos tempos do Conservatório e sua persistência em vencer obstáculos desde a sua criação. Muita emoção também nos relatos de ex-alunos do Cefet, que nos seus depoimentos, afirmaram o quanto foi importante as aulas de artes na formação pessoal e profissional.
         Enfim, ficou o gostinho de quero mais!
       Parabéns a Faculdade Sudamérica pelo Evento e por levar este tipo de matéria, Cultura Popular, aos meios acadêmicos. 
Obrigada professora Jessica pelo convite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário