Como participar

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

 

Manhã de música, dança e poesia nos jardins da Casa de Leitura Lya Botelho!

 Foi no Sarau das Artes, dia 30 de setembro, organizado pela nossa amiga assumpretista, cantora e professora Natália Montes. O tema escolhido para este sábado foi a cultura popular de Leopoldina e o Grupo Folclórico Assum Preto não poderia faltar! 
    O Assum foi representado por Eliane Souza (Lili) que contou a história e trajetória dos 39 anos de vida em Leopoldina e região. Nesta empreitada contou com a participação musical de Antônio Jorge ao violão e Natália no vocal. Ao ouvir a música Assum Preto de Luiz Gonzaga, Lili se anima e dança alguns passos do baião e mostra que Assum Preto é assim mesmo, a dança está no coração e na alma! Ao falar de nossa cultura, ressaltou a importância de levar aos jovens o conhecimento, a memória e as manifestações culturais próprias de Leopoldina, bem como a importância de um local que proteja e divulgue este acervo.   
    Participaram também do sarau o Professor Waldemar, representante da ALLA, declamando poesias, Bruno, representante do 
hip-hop, recitando a poesia ”Eu” e Antônio Jorge homenageando Luiz Raphael e Serginho do Rock. As artistas plásticas Simone Campos e Ingrid Souza interagiram com as crianças trabalhando a criatividade. 
    Ilustrando o tema, houve exposição do boneco ‘Merquinho‘, confeccionado pelo talentoso Luciano Meneghite, do mestre Vitalino e também de Clovis e Lya Salgado (Conservatório). Abrilhantando o evento, a Folia dos Borges e Filhos se apresentou junto com o animado
palhaço Gigi que encantou a todos com seus versos improvisados. 
    Ao final, muitas perguntas, depoimentos e considerações que deixaram evidente a importância da criação de um espaço que apoie, abrigue e divulgue nossa memória e riqueza cultural.

Parabéns a Natália Montes e equipe pelo brilhante projeto!

 

4 comentários:

  1. Foi uma manhã incrível, de muito aprendizado e lazer! Que possamos fortalecer a nossa luta por um espaço comum, para todos os artistas leopoldinenses!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos seu depoimento. Com certeza Leopoldina é uma cidade rica em manifestações artísticas, falta uma mobilização para a criação deste espaço de difusão e de preservação de nossa memória e cultura.

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais! Parabéns a todos que se dedicam para manter a cultura da nossa cidade viva!

    ResponderExcluir